14 de jun. de 2011

Videolog - 08/06/2011


Estação da Luz, no caminho entre meu curso de segundas e quartas e minha academia de todos os dias.



Filmografia de Hitchcock ocupa São Paulo por seis semanas


14/06/2011 - 08h20
MARCO RODRIGO ALMEIDA
DE SÃO PAULO
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/929312-filmografia-de-hitchcock-ocupa-sao-paulo-por-seis-semanas.shtml



Poucos artistas do século 20 tiveram a vida e a obra tão devassadas como o cineasta inglês Alfred Hitchcock (1899-1980).
Desde 1957, quando os franceses Claude Chabrol (1930-2010) e Éric Rohmer (1920-2010) publicaram a coletânea de ensaios "Hitchcock" --o primeiro trabalho importante sobre ele--, centenas de documentários, livros, teses e o que mais a criatividade humana permitiu tentaram destrinchar cada aspecto de sua carreira.
Talvez o maior elogio que podemos fazer a ele é que, à parte todas as teorias, os filmes do mestre do suspense continuam tão intrigantes hoje quanto à época em que foram lançados.
O público de São Paulo terá mais uma prova disso a partir de amanhã, quando estreia, no Centro Cultural Banco do Brasil, a mais completa retrospectiva já dedicada ao cineasta no Brasil.
Até o dia 24 de julho, serão exibidos 54 longas-metragens, três curtas e 127 episódios da série de TV que Hitchcock comandou entre os anos 1950 e 1960.

12 de jun. de 2011

Namorados para Sempre

blue1 Estreia: <i>Namorados para Sempre</i>
O filme vale pelas interpretações do casal principal: Michelle Williams e Ryan Gosling. Ela foi indicada ao Oscar e ambos indicados ao Globo de Ouro, estão ótimos. O filme ainda tem montagem interessante, intercalando momentos do relacionamento do casal, que vivem uma crise.

Minha Cotação: * * *

9 de jun. de 2011

Quem viaja comigo tem que... Parte 2



Continuando a série relacionada a viagens, que fala um pouco das coisas inusitadas que as pobres vítimas que viajam comigo têm que passar, aqui vai mais uma:


2 - Planejar ou não planejar, eis a questão




Planejar uma viagem pode ser tão bom quanto realizá-la
"O único viajante com verdadeira alma que conheci era um garoto de escritório que havia numa outra casa, onde em tempos fui empregado. Este rapazito colecionava folhetos de propaganda de cidades, países e companhias de transportes; tinha mapas — uns arrancados de periódicos, outros que pedia aqui e ali —; tinha, recortadas de jornais e revistas, ilustrações de paisagens, gravuras de costumes exóticos, retratos de barcos e navios. Ia às agências de turismo, em nome de um escritório hipotético, ou talvez em nome de qualquer  escritório existente, possivelmente o próprio onde estava, e pedia folhetos sobre viagens para a Itália, folhetos de viagens para a índia, folhetos dando as ligações entre Portugal e a Austrália." Fernando Pessoa, O Livro do Desassossego.


A alma viaja...
Em seu Livro do Desassossego, Fernando Pessoa diferencia o que é viajar com o corpo e com a alma. O autor até apregoa que a experiência de viajar com a alma é mais verdadeira e memorável do que com o corpo. Não chego a esse extremo, para mim são ambas muito valiosas. 


Por isso, enquanto planejo uma viagem, viajo com a alma para os lugares que irei em breve com o corpo. Fernando Pessoa ainda afirma "que as verdadeiras paisagens são as que nós mesmos criamos". Para mim, planejar uma viagem é tão prazeroso quando realizar a viagem propriamente dita. Pesquisar relatos de outros viajantes; conhecer os lugares que irei visitar através de guias, fotos, experiências de outros; verificar quais são os trajetos que irei percorrer e como irei realizá-los; escolher entre vários destinos em virtude da pouca disponibilidade de tempo; tudo isso é uma parte muito importante do viajar. 


Quais lugares realmente vão tocar meu coração?
É certo que tudo começou pelo meu desejo de segurança, de planejar tudo para diminuir minha ansiedade ao viajar. Mas hoje é muito mais do que isso. Tudo bem, já viajei em pacotes tipo da CVC, já até fiz parte de grupos de excursão e a experiência tende a ser lotérica. A probabilidade de que os gostos do guia de turismo sejam compatíveis com os meus, que ele irá me levar aos lugares que eu realmente me interessaria, da maneira que eu gostaria, são de uma em um milhão. 


Recentemente, em planejamento de uma viagem que começou com mais de um ano de antecedência (!), quase briguei com um amigo por conta de decisões em relação do que iríamos fazer nessa viagem. Depois controlei meus impulsos psicóticos e resolvi pedir desculpas. Afinal, se planejar uma viagem é um deleite, planejá-la em companhia de um amigo há de ser muito melhor. 


E que nossas almas viajem, e que nossos corpos viajem com elas depois. E por vezes as paisagens que nossas almas traçaram são melhores que nossos olhos podem ver, será uma decepção? Outras vezes, o que nosso corpo sente não tem nada a ver com o que nossa alma desenhou, é tudo novo e muito melhor. Seja qual for o resultado alma x corpo, no mínimo as experiências de viagem serão duplicadas.  Nada melhor do que fazer duas viagens pelo preço de uma. 


5 de jun. de 2011

X-Men Primeira Classe


X-Men é um dos meus filmes de super-herói prediletos, senão o melhor. Da série protagonizada por Hugh Jackman, achei que os filmes foram progressivamente melhores, com excessão do último (X-Men Origins: Wolverine), que não era excelente, mas OK. Aqui mudam os atores, para mostrar o momento em que o Professor Xavier e Magneto se conheceram e tornaram-se amigos. Os atores que os interpretam são ótimos e a relação entre eles é muito interessante, mais legal ainda é lembrar de momentos dos dois nos outros filmes para ver como a relação deles evoluiu: posições absolutamente antagônicas mas os dois se respeitam em suas diferenças. Além disso, é legal ver o assunto ao auto-aceitação dos mutantes, principalmente nos personagens da Mística e do Hank McCoy (Fera). Fora isso, apenas achei estranha a relação entre a Mística e o Professor Xavier, que cresceram juntos, pois não via muita cumplicidade entre eles nos outros filmes. Os poderes de alguns dos novos mutantes também não me soaram muito interessantes. Mas fora esse detalhes, o filme tem personagens bem construídos, enfoques interessantes e sequências de ação muito eficientes.

Minha Cotação: * * * *

Estamos Juntos


Esse filme passa por diversas situações que me são comuns, através da vida de uma jovem médica. Ela mudou-se de uma cidade pequena para São Paulo, tenta ser útil através de sua ocupação, tem amigos mas às vezes se fecha em um mundo particular. O filme passa por esses e outros assuntos que são comuns a vários de nós hoje em dia. Apesar das ótimas interpretações do elenco (Leandra Leal, Cauã Reymond,  Deborah Duboc, entre outros, mas por favor esqueçam o rapaz que faz o argentino, é péssimo), o filme não consegue atingir tudo o que poderia, nem consegue tramitar muito bem entre os gêneros (drama x piadinhas do personagem de Cauã) mas mesmo assim consegue ficar acima da média.

Minha Cotação: * * * *


3 de jun. de 2011

O Mundo Mágico de Escher


Print Gallery
Essa semana dei uma segunda olhada na exposição "O Mundo Mágico de Escher", no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo. Já tinha passado uma vez, mas gostei tanto que resolvi voltar com a máquina fotográfica. Infelizmente, essa coisa que me irrita, não pode tirar fotos em alguns espaços, mas consegui registrar em outros e também consegui baixar alguma coisa pela internet.

As obras de Escher são muito instigantes. Diz a Wikipedia que "Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de Junho de 1898 - Hilversum, 27 de Março de 1972) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons (mezzotints), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes."

1 de jun. de 2011

"Tropa de Elite 2" é o grande vencedor do Prêmio do Cinema Brasileiro


31/05/2011 - 23h50


"Tropa de Elite 2" é o grande vencedor do Prêmio do Cinema Brasileiro




LUIZA NASCIMENTO SOUTO
DO RIO


Com nove troféus, "Tropa de Elite 2" foi o destaque da 10ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (31) no Teatro João Caetano, na praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro.

Cerca de 1500 pessoas --entre técnicos, diretores e atores-- lotaram o espaço para prestigiar a premiação, criada em 2002 pela Academia Brasileira de Cinema.